tecnicas de vendas

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TÉCNICAS DE VENDAS

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Em qualquer setor de mercado, o cliente tem em mãos um leque de opções na hora de pesquisar a melhor empresa para adquirir produtos ou serviços. O que faz sua empresa diferente é fazer com que seu serviço se destaque sobre os concorrentes.

Mas como fazer isso? Confira agora algumas técnicas que você pode utilizar para atrair clientes.
A abordagem é a parte em que o vendedor chega até o cliente para vender um produto ou serviço. Mas, antes de propriamente abordá-lo, é preciso fazer uma pré-abordagem. Nessa etapa, o representante deve estudar o consumidor, obter todas as informações básicas, identificar suas necessidades e também descobrir os melhores horários para fazer a abordagem, pois vivemos em um mundo muito agitado, e chegar em uma hora em que a pessoa esteja ocupada pode fazer você perder uma venda.
Nessa etapa é preciso deixar uma boa impressão, portanto seja educado, tenha um aperto de mão firme, olhe nos olhos do comprador, preste atenção em tudo o que o ele estiver falando (sem interrompê-lo) e faça com que a conversa flua de forma agradável.
Depois de estudar seu cliente potencial e abordá-lo, é preciso vender seu peixe, ou seja, fazer uma boa apresentação do produto. Na Gráfica Paulista você encontra o “kit de amostras”, que pode auxiliar muito nessa etapa, pois você irá demonstrar facilmente a qualidade dos materiais, dando mais opções que podem gerar mais vendas. Nesse momento é fundamental que o vendedor tenha amplo domínio sobre os produtos e serviços que oferece, atuando como um consultor, ou seja, transmitindo as informações de que o cliente precisa e ajudando-o a chegar às melhores opções para sua compra.
Posteriormente, vem a etapa do fechamento. Aqui, é importante que você mantenha a calma e não seja afobado. Insistir para que o cliente assine o contrato pode ser um grande erro, mas também é um erro esperar que o cliente tome a iniciativa de fechar o negócio. Por isso é necessário passar a limpo os principais pontos da conversa, identificando as dúvidas que restaram (e, obviamente, respondendo-as) e, por último, ter confiança ao conduzir ao fechamento do pedido.
Depois de tantas etapas você não vai querer perder o seu cliente para a concorrência, certo? Então, após alguns dias, entre em contato para ver se o produto teve o resultado esperado e lembre o cliente de que você está à disposição sempre que precisar.

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