5 DICAS PARA PESSOAS TÍMIDAS ABRIREM UM NEGÓCIO

5 DICAS PARA PESSOAS TÍMIDAS ABRIREM UM NEGÓCIO

5 DICAS PARA PESSOAS TÍMIDAS ABRIREM UM NEGÓCIO

timidez

No mundo dos negócios pode parecer intimidante para os mais introvertidos. Isso porque é muito comum encontrar empresários que usam e abusam do carisma para liderar equipes, engajar parceiros e negociar com clientes. Tudo isso sem nenhum calafrio.
Mas isso não precisa ser regra. É importante que as pessoas mais tímidas saibam que desafios desse tipo não podem afastá-las do sonho de abrir um negócio. Pelo contrário: ambientes mais discretos e solitários podem ser uma vantagem, se bem utilizados.

Assim como essas fraquezas podem atrapalhar a vida do empreendedor menos expansivo, há como suas características se tornarem seu maior aliado.

Confira como:

1. Escolha o setor com cuidado

O primeiro passo que o empreendedor deve dar é escolher com muito cuidado onde vai atuar. Dessa forma, o dono do negócio pode utilizar as suas características da melhor maneira possível, aproveitando todo o seu potencial. Além disso, busque áreas que não necessitam de muita interação pessoal. O seu modelo pode oferecer vantagens que empresas comandadas por pessoas extrovertidas dificilmente trazem, gerando destaque no mercado e relevância.

2. Encontre parceiros que complementem

Uma equipe que se complementa é a base do sucesso para qualquer empreendedor. No caso dos mais tímidos, isso deve ser ainda mais destacado. Ou seja, quando procurar parceiros para tocar o negócio com você, busque pessoas que não vêem problemas em socializar. Essa mistura de características tende a gerar uma equipe bem-sucedida.

3. Crie o ambiente que deseja

É a sua empresa e a sua marca. Você tem a chance de definir e construir da forma que achar melhor. Então, não deixe de levar em conta as suas características na hora de estruturar o negócio. Por exemplo, se você prefere se comunicar à distância, monte uma empresa que funcione remotamente.

4. Socialize – ou pratique, ao menos

Por mais que seja tentador empreender sozinho se você é uma pessoa introvertida, é aconselhável não fazer isso. Cedo ou tarde, o empreendedor precisa lidar com outras pessoas, seja com parceiros, clientes ou empregados. Por isso, é importante treinar. Conversar e interagir são habilidades – que podem ser aprendidas ao longo do tempo.

5. Aprenda a se sentir desconfortável

Se você quer ser um empreendedor de sucesso, é importante aprender a aceitar a ideia de se sentir desconfortável. A timidez é uma qualidade e não uma fraqueza. Mesmo assim, terá de lidar com interações sociais ao longo de sua trajetória empreendedora. Então aproveite suas características ao máximo.

Deixe seu Comentário

onze − 8 =

Top